Curiosidades sobre a Cerveja

Curiosidades sobre a Cerveja

Falando sobre cerveja!!

Acredita-se que a chegada da cerveja no Brasil aconteceu em 1637, quando o holandês Maurício de Nassau chegou ao Brasil junto com o cervejeiro Dirck Dicx. Mas, logo depois a cerveja, desapareceu do Brasil surgindo novamente apenas em 1808, quando a Família Real portuguesa trouxe de volta a bebida ao país.

É verdade que a nossa querida cerveja sofreu muito com a concorrência da cachaça e do vinho até consagrar-se essa paixão nacional de hoje em dia.

Você sabe quais são os 4 ingredientes básicos da cerveja?

Lúpulo- A planta interfere nas características da cerveja que conferem amargor e aroma à cerveja.

Malte- É uma matéria-prima obtida por meio da germinação de um cereal. Para a produção de cerveja, normalmente, o cereal utilizado é a cevada, mas também é comum utilizarem trigo ou centeio. Esse composto ajuda a caracterizar a cor e o paladar da cerveja, influenciando na espuma e corpo da bebida.

Leveduras- São micro-organismos utilizados no processo de fermentação da bebida, elas geralmente são líquidas ou em pó, divididas entre as de alta fermentação (para Ales) e baixa fermentação (para Lagers).

Água- A cerveja é composta de 90 a 95% por água, por isso a água cervejeira é muito importante no resultado final da cerveja por conta dos sais minerais que podem mudar o perfil da sua cerveja e consequentemente o sabor final.

Quais os principais estilos de cerveja artesanal?

 Pilsen: Conhecida também como Pilsner surgiu na República Tcheca, possui características marcantes, a bebida apresenta aroma e sabor acentuados pelo lúpulo, além da cor dourada. 

Lager: Uma cerveja que apresenta baixa fermentação, com ação do levedo em baixa temperatura. Trata-se do estilo favorito dos mestres cervejeiros alemães e tchecos.

IPA: Também conhecida como Indian Pale Ale surgiu na Índia, com os soldados do exército britânico, que produziam cerveja com alta concentração de lúpulo. Por isso, esse estilo de cerveja apresenta sabor bem amargo, além do aroma frutado. 

Tripel: Criada na Bélgica, no Mosteiro Trapista de Westmalle,  apresenta cor clara, sabor amargo cítrico e aroma frutado.

Porter: Criado na Inglaterra, este estilo é um dos mais consumidos por ingleses e irlandeses. Sua cor escura vem da torra acentuada do malte, que também lhe proporciona aroma e sabor de café ou chocolate amargo.

Stout: É mais forte e escura que a Porter. Esse estilo apresenta aroma torrado e sabor amargo, que lembra café ou chocolate. Sua espuma é cremosa e pode ser clara ou amarronzada. 

Weizenbier: Também conhecida como Weissbier ou Weiss surgiu na região Sul da Alemanha, mais especificamente na Baviera. O estilo apresenta 50% de malte de trigo (no mínimo). Sua cor é clara e opaca, com sabor e aroma frutados, lembrando banana e cravo. 

Essa são algumas curiosidades sobre a nossa amada cerveja. Quer saber mais sobre essa paixão nacional coloque sua sugestão de matérias aqui nos comentários, ajude-nos a produzir conteúdo relevante a você!!!

Gostou do artigo? Curta e compartilhe com seus amigos 🙂

Compartilhar

Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *